Futurismo: um movimento moderno


Scientific Essay, 2012

5 Pages


Excerpt


1. Introdução

As vanguardas europeias que segundo Helena (1993) anunciam a criação de uma nova arte, marchando na frente, trouxeram grandes inovações com o expressionismo, dadaísmo, cubismo, surrealismo e o futurismo, sendo este último objeto deste estudo.

O futurismo foi um movimento artístico e literário de artistas jovens e intelectuais que adotaram a ideologia dinâmica com principal tema de seus trabalhos e foi oficialmente iniciado em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do "Manifesto Futurista" pelo poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti, no jornal francês Le Figaro.

Nesse manifesto, Marinetti exalta o movimento agressivo, a velocidade, a violência, a coragem, a audácia, a rebelião e a luta. Glorificava a guerra, considerando-a como "única higiene do mundo". O poeta também afirma que nenhuma obra que não tenha caráter agressivo pode ser considerada uma obra prima. Além disso, havia um grande apelo para destruição de museus, bibliotecas e academias, buscando combater o moralismo, o feminismo e todo tipo de mesquinhez. Marinetti utiliza-se da ética do Romantismo para atacar os valores românticos (NASH, 1976).

Marinetti descreve alguns princípios da literatura futurista: destruição da sintaxe, o emprego do verbo infinitivo, a abolição do adjetivo, do advérbio, da pontuação e do “eu” na literatura, a valorização do “duplo” do substantivo, das analogias, da “desordem” (BRASIL&CAMPOS, 2010).

Num dos trechos do manifesto, Marinetti escreve: “Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia” (BERNARDINI, 1980, p. 34).

Apesar da grande desvalorização da tradição e do moralismo, havia uma valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico. O futurismo teve a propaganda como principal forma de comunicação que influenciou o design tipográfico, rompendo com as regras tradicionais e empregando o uso frequente de onomatopeias. Para passar a ideia de movimento e dinamismo, via-se nas pinturas o uso de cores vivas e contrastantes, imagens sobrepostas e deformações, para registrar a velocidade dos objetos em movimento no espaço (figuras 01, 02).

illustration not visible in this excerpt

Figura 01 – Pintura futurista.

Fonte:Portal São Franscisco

Excerpt out of 5 pages

Details

Title
Futurismo: um movimento moderno
Course
PPGDesign
Authors
Year
2012
Pages
5
Catalog Number
V215531
ISBN (eBook)
9783656458029
File size
1143 KB
Language
Portuguese
Keywords
art, design, futurism, history
Quote paper
Master Fabiane Rodrigues Fernandes (Author)Gabriel Henrique Cruz Bonfim (Author)José Carlos Plácido da Silva (Author)Luis Carlos Paschoarelli (Author), 2012, Futurismo: um movimento moderno, Munich, GRIN Verlag, https://www.grin.com/document/215531

Comments

  • No comments yet.
Look inside the ebook
Title: Futurismo: um movimento moderno



Upload papers

Your term paper / thesis:

- Publication as eBook and book
- High royalties for the sales
- Completely free - with ISBN
- It only takes five minutes
- Every paper finds readers

Publish now - it's free